Seguard utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Não-Tecidos

 

O que são os NãoTecidos

Os tecidos NãoTecidos são uma composição sintética de vestimentas para a fabricação de materiais descartáveis de equipamentos de proteção que geralmente, são utilizados em hospitais, indústrias, consultórios odontológicos e ambientes com alto risco de contaminação.  

 

Mas por que eles são classificados como não tecidos?

Eles são produzidos a partir de fibras em urdume ou trama, no qual são aglomeradas e fixadas, porém, não passam por processos têxteis convencionais, como a fiação e tecelagem. O TNT - Tecido Não Tecido não é fabricado utilizando um tear, por exemplo, sua composição é formada por fibras de polipropileno (uma resina termoplástica produzida a partir do gás propileno, um subproduto da refinação do petróleo). As fibras possuem um formato cilíndrico e são unidas por método de calor e alta pressão sem precisar passar pelo processo de tecelagem. 

 

NORMAS ABNT e NBR

As normas NBR-13370 e ABNT/TB-392 são responsáveis por definir as características dos nãoTecidos e tecidos e diferenciá-los dos demais materiais utilizados em sua fabricação. 

Segundo a norma NBR- 13370, “O NãoTecido é uma estrutura plana, flexível e porosa, constituída de véu ou manta de fibras ou filamentos, orientados direcionalmente ou ao acaso, consolidados por processo mecânico (fricção) e/ou químico (adesão) e/ou térmico (coesão) e combinações destes.” 

A principal diferença entre um tecido e um nãoTecido está em seu processo de fabricação. A definição técnica para um tecido. de fato, é definida pela ABNT/TB-392 “tecido é uma estrutura produzida pelo entrelaçamento de um conjunto de fios de urdume e outro conjunto de fios de trama, formando ângulo de (ou próximo a) 90º” dessa forma é possível entender a diferença técnica entre ambos, o que facilita a compreensão dos nãoTecidos e sua composição. 


Matérias-primas Utilizadas

Na maioria dos casos, as fibras/filamentos são a principal matéria-prima para a confecção de nãotecidos. Sua porcentagem no produto final varia de 30% a 100%. As propriedades adicionadas às fibras/filamentos fornecidos durante o processo de fabricação determinam as propriedades finais do não tecido. Aglutinantes (resinas) são produtos químicos utilizados para consolidação, acabamento e transformação de fibras/filamentos.


Processo de Fabricação

A produção de Nãotecidos envolve a tecnologia de compressão dos filamentos ou fibras de polipropileno por meio de calor e pressão. As fibras são aquecidas e atingem um nível em que são unificadas e formam uma camada semelhante à do tecido. A diferença é que um tecido comum é formado por uma trama e passa pelo processo de tecelagem, enquanto um nãoTecido tem suas fibras prensadas. A base do material TNT passa por esse processo, porém, existe outro material que também enquadra-se como nãoTecido e que possui um alto potencial de filtragem, é o SMS. 

 

O que é SMS "Spunbond-Meltblown-Spunbond”

O SMS é um nãoTecido composto por elemento filtrante com 3 camadas, aplicado em materiais descartáveis cirúrgicos como, aventais, campos cirúrgicos, kit odontológicos entre outros materiais designados para ambientes com alto risco de contaminação. 

O significado de SMS é Spunbond - que representa a primeira e a última camada do nãoTecido e segundo ABNT representa “um polímero termoplástico é fundido através de uma “fieira”, resfriado e estirado, e posteriormente é depositado sobre uma esteira em forma de véu ou manta.” 

Já o Meltblown - é o tipo de camada do nãoTecido com alto potencial de filtragem, responsável por reter as micropartículas e microorganismos, que recebe esse nome devido ao processo de fabricação, em que ocorre a fundição das microfibras em formato cilíndrico dispostos de maneira aleatória o que não permite a formação de espaços e retém a passagem dos elementos micro bacteriológicos. 

Na Seguard, nós trabalhamos com a fabricação de materiais descartáveis cirúrgicos tanto em TNT quanto SMS para garantir a proteção e segurança dos colaboradores e ambientes hospitalares, odontológicos e de alta contaminação. Todos os produtos são certificados pela Anvisa, possuem Selo do Inmetro e são certificados e prontos para uso. Confira as fichas técnicas de nossos produtos e fale com um de nossos consultores. 

Invista em materiais com segurança! Use SEGUARD. 
 

default/image/news/news.png

ASSINE NOSSA NEWS

Receba nossas novidades e
atualizações no seu e-mail